O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tiveram uma conversa por telefone de 50 minutos nesta quarta-feira (9), acompanhados pela vice-presidente americana e candidata presidencial democrata, Kamala Harris.
A Casa Branca anunciou, em breve comunicado, que Kamala participou da ligação programada entre Biden e Netanyahu, na qual o principal tópico foi como Israel responderá ao ataque do Irã, que lançou quase 200 mísseis contra o seu território em 1º de outubro.
Por sua vez, o gabinete de Netanyahu divulgou uma foto mostrando o primeiro-ministro com sua equipe durante a conversa com Biden. De acordo com o portal The Times of Israel, a ligação durou 50 minutos. Até o momento, nem o gabinete do primeiro-ministro nem a Casa Branca divulgaram seu conteúdo.
Essa é a primeira conversa entre Biden e Netanyahu desde 21 de agosto. Desde então, Israel intensificou seu confronto militar com o grupo terrorista Hezbollah desde o início da guerra na Faixa de Gaza, bombardeando não apenas sua fronteira norte, mas também cidades como Beirute e lançando o que chama de ofensiva terrestre limitada no sul do Líbano contra o Hezbollah.
Nesses bombardeios, Israel matou Hassan Nasrallah, que liderava o Hezbollah há três décadas, e na terça-feira Netanyahu anunciou que também havia sido eliminado Hashem Safi al-Din, que supostamente tinha sido escolhido para herdar a liderança do grupo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas