As autoridades canadenses permitiram que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) espionasse o país nas cúpulas do G-8 e do G-20 em Toronto, em 2010, informou a emissora CBC News no Canadá na quarta-feira (27). As novas revelações baseiam-se em documentos vazados pelo ex- técnico da CIA Edward Snowden.
De acordo com a emissora, os documentos mostram que a NSA usou a embaixada dos EUA em Ottawa como posto de comando para uma operação de espionagem de quase uma semana, enquanto o presidente Barack Obama e outros líderes se reuniam no Canadá em junho 2010.
A CBC informou que os documentos não mencionam as metas específicas da operação, mas dizem que os planos foram executados "em estreita coordenação com o parceiro canadense". A equivalente canadense da NSA é a Central de Segurança das Telecomunicações do Canadá (CSEC, sigla em inglês).
Um porta-voz do primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, se recusou a comentar as novas denúncias de espionagem.
"Não comentamos questões operacionais relacionadas à segurança nacional. Nossas organizações de segurança têm mecanismos de supervisão independentes para garantir que cumpram seu mandato de acordo com a lei", afirmou Jason MacDonald.
Harper foi fortemente criticado pela oposição no mês passado depois que foi revelado que a CSEC teria espionado o ministério de Minas e Energia do Brasil.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares