Rússia e Cuba podem até ser bons aliados quando o assunto é política. Contudo, em relação ao turismo, a situação apresenta mudanças nos últimos anos.
Considerado um dos destinos preferidos dos russos durante o inverno, a ilha caribenha perdeu sua atratividade após o aumento dos preços no país, em especial dos pacotes de viagem, que distanciam cada vez mais os viajantes vindos do leste europeu.
Dados da Associação de Operadores Turísticos da Rússia (ATOR) mostram que houve uma desaceleração do fluxo de turistas russos rumo ao país latino-americano, que em 2021 recebeu 178 mil visitantes do país de Vladimir Putin. Entre janeiro e junho deste ano, 67,6 mil turistas russos passaram pela ilha.
Segundo a agência de notícias da Rússia Lenta.Ru, os países que tomaram o lugar de Cuba entre os preferidos dos cidadãos russos são a Tailândia, o Egito e os Emirados Árabes.
O turismo está entre os principais setores que movimentam a combalida economia de Cuba. No entanto, desde o fim da pandemia, o país não conseguiu recuperar o "fôlego" e voltar a ser um destino bastante procurado por viajantes estrangeiros.
Dados do Ministério do Turismo apontam que em 2022, a rede hoteleira do país caribenho ocupou apenas 15,6% de sua capacidade, contra 75% do México, por exemplo.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião