O alto comandante da rede terrorista Al-QaedaAbu Saeed al-Masri foi morto em recentes confrontos com forças paquistanesas em uma região desse país perto da fronteira com o Afeganistão, informou nesta terça-feira (12) um funcionário da segurança.
- Ele estava entre os principais líderes da Al-Qaeda - disse o funcionário da segurança sob a condição de anonimato.
Al-Masri - que significa egípcio - é o mais alto membro operativo da Al-Qaeda morto na região tribal do Paquistaõ desde o assassinato no mês passado de seu compatriota Abu Khabab al-Masri, um especialista em armas químicas e biológicas.
Emissoras de televisão identificaram o homem morto como Mustafa Abu al-Yazid e disseram que também era conhecido como Abu Saeed al-Masri.
Ele foi morto em recentes confrontos na região tribal de Bajaur, um conhecido abrigo para integrantes da Al-Qaeda na fronteira com o Afeganistão, disse um funcionário da segurança.
Yazid, que comandava as operações da Al-Qaeda no Afeganistão, era um egípcio que ficou preso juntamente com o vice-líder da rede terrorista, Ayman al-Zawahri, depois do assassinato do presidente do Egito Anwar Sadat em 1981.
Ele era referido como o terceiro principal membro da Al-Qaeda, depois da eliminação ou captura de cinco ocupantes da terceira posição na rede terrorista desde 2001.
Antes, a comissão do 11 de Setembro descrevia Yazid como o chefe financeiro da rede terrorista.
Cerca de 160 pessoas foram mortas em confrontos entre forças da segurança paquistanesa e ativistas em Bajaur desde a última quarta-feira.
- Há muitos elementos estrangeiros lá, mas do que integrantes locais - disse o funcionário da segurança.
Yazid concedeu uma rara entrevista à emissora de televisão privada paquistanesa Geo Television, que foi ao ar no mês passado, em que disse que um terrorista suicida, que realizou um ataque contra a embaixada da Dinamarca em Islamabad em junho, era da cidade muçulmana de Mecca, na Arábia Saudita.
Mahmood Shah, um ex-chefe da segurança nas áreas tribais de etnia Pastun, no noroeste do Paquistão, disse que al-Masri e Yazid pareciam ser a mesma pessoa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião