Ouça este conteúdo
As Forças de Operações Especiais da Ucrânia anunciaram nesta segunda-feira (25) que o almirante Viktor Sokolov, comandante da Frota Russa do Mar Negro, e outros 33 oficiais foram mortos num ataque ucraniano com mísseis ao quartel-general em Sebastopol, na península ocupada da Crimeia, na sexta-feira (22).
“Após a derrota do quartel-general da Frota do Mar Negro da Federação Russa, 34 oficiais, incluindo o comandante da Frota do Mar Negro da Federação Russa, morreram”, informaram as Forças de Operações Especiais da Ucrânia no Telegram. “O edifício da sede não pode ser restaurado.”
Sokolov, 61 anos, havia sido designado para o comando da Frota do Mar Negro da Rússia em abril de 2022. O Kremlin não confirmou a morte do almirante. Segundo a Ucrânia, outros 105 militares russos também ficaram feridos no ataque.
O jornal Kyiv Post apurou junto ao movimento Ucranianos e Tártaros na Crimeia (Atesh), que teria colaborado para o ataque, que oficiais russos passando por dificuldades financeiras devido ao atraso de salários entregaram informações sobre a localização e as atividades de comandantes de alto escalão em troca de pagamentos. Esses relatos teriam ajudado no ataque de sexta-feira, segundo o Atesh.
No último dia 13, as forças armadas da Ucrânia já haviam realizado um grande ataque a um estaleiro russo em Sebastopol, que deixou 24 feridos e danificou o submarino Rostov-on-Don e o navio de desembarque Minsk.