Combatentes curdos tomaram na noite de quarta-feira (6) o controle da população de Shamiran Tal, no norte da Síria, após o enfrentamento com grupos jihadistas na zona, informou o Observatório de Direitos Humanos.
As chamadas Unidades de Proteção do Povo Curdo se enfrentaram com milicianos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria) e do Frente Al Nusra, ambos supostamente vinculados com a Al Qaeda.
Os curdos tomaram o controle de Shamiran Tal, na província setentrional de Hasaka e de maioria assíria, após tomar o povo de Gibish, perto da estrada que une Hasaka com Aleppo.
Há dois dias, o porta-voz das Unidades de Proteção do Povo Curdo, Ridor Khalil, assegurou que um total de 23 localidades do norte da Síria estavam em suas mãos após arrebatar seu controle a organizações islamitas.
As Unidades de Proteção dependem do Partido da União Democrática, uma das principais formações políticas da oposição curdo-síria.
Os curdos da Síria se concentram, sobretudo, na província de Hasaka (nordeste), e nas regiões de Afrin e de Ain al Arab, em Aleppo (norte), e supõem 9% da população do país.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião