Ras Lanuf - As forças do governo que buscam desalojar os rebeldes da costa da Líbia, região de importância estratégia para o país, atacaram ontem pontos de produção petrolífera. Os principais portos de petróleo, Ras Lanuf e Brega, foram fechados devido à violência.

CARREGANDO :)

Um jato das forças de Kadafi desferiu um ataque aéreo nas imediações ao leste de Ras Lanuf, a 600 quilômetros a leste da capital Trípoli. "Havia uma aeronave, ela disparou dois foguetes, não houve mortes", disse Mokhtar Dobrug, combatente rebelde que testemunhou o ataque. O bombardeio ocorreu em um dos dois postos de fiscalização da cidade.

O ataque seguiu o padrão de boa parte dos confrontos recentes, que têm sido erráticos e inconstantes, com pequenos grupos se enfrentando, no estilo de guerrilhas. Os ataques aéreos têm sido vacilantes e os bombardeios, em geral, imprecisos. Em algumas áreas, o domínio em terra vai e vem sem um resultado conclusivo.

Publicidade

Mas a resiliência das tropas de Kadafi diante dos protestos iniciados em meados de fevereiro e a capacidade de lançar contra-ataques aumentaram a perspectiva de que o país se dirige a um confronto prolongado.

"Está claro que o governo tem a percepção de que a vantagem do momento está ao seu lado", disse o analista militar Shashank Joshi, pesquisador do Royal United Services Institute, da Grã-Bretanha. "As forças do governo têm uma mobilidade maior do que os rebeldes graças ao transporte aéreo e uma quantidade considerável de transporte rodoviário", explicou Joshi.

Veja também
  • Otan ameaça intervir na Líbia
  • EUA avaliam fornecer armas a rebeldes
  • Êxodo atinge 1 milhão, diz ONU