Uma coluna de tanques e veículos blindados deixou hoje a cidade georgiana de Gori e um oficial do Exército da Rússia informou que os veículos passarão pela Ossétia do Sul para depois ingressarem em território russo. Trata-se do primeiro sinal da retirada de tropas russas da Geórgia. A coluna, que aparentemente também incluía um lançador móvel de foguetes, passou pelo povoado de Ruisi, nos arredores de Gori, pela estrada que leva à Ossétia do Sul.
O coronel Konoshenkov, um oficial do Exército da Rússia, disse que a unidade dirigia-se à Ossétia do Sul, atravessaria o território e depois entraria em solo russo. Ele não soube dizer quando ocorrerá a travessia da fronteira. Konoshenkov disse que a mobilização faz parte da retirada exigida por um cessar-fogo mediado pela União Européia (UE) para encerrar a breve guerra entre a Rússia e a Geórgia.
As forças russas e georgianas devem recuar às posições anteriores a 7 de agosto, quando o Exército da Geórgia promoveu uma ofensiva contra a Ossétia do Sul em uma tentativa de recuperar o território separatista pró-Moscou. Em resposta, tropas russas invadiram a Geórgia no dia seguinte.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião