Os locais de votação abriram neste domingo às 07h GMT (5h de Brasília) na Finlândia para o primeiro turno das eleições presidenciais, cujo favorito é o candidato conservador e pró-europeu Sauli Niinistö.
Cerca de 4,4 milhões de finlandeses foram convocados à urnas, mas mais de 1,3 milhão votaram antecipadamente, o que faz prever uma elevada taxa de participação.
Sauli Niistö, membro da coalizão nacional do primeiro-ministro Jyrki Katainen, que fez uma campanha defendendo o papel de seu país na União Europeia e na Eurozona, é o grande favorito destas eleições, apesar de sua popularidade ter caído consideravelmente nos últimos dias.
Os locais de votação fecharão às 18h e os resultados são esperados para a noite deste domingo.
Embora desde outubro não forme parte da competência do presidente, a política europeia dominou a campanha eleitoral, e, segundo as pesquisas, os finlandeses parecem se inclinar a apoiar os candidatos pró-europeus.
Com 32% das intenções de voto na sexta-feira - contra 51% em dezembro -, Niinistö supera o candidato ecologista favorável à UE Pekka Haavisto (13%).
Os dois levavam vantagem sobre os outros dois grandes candidatos, que fizeram uma campanha aberta e fortemente antieuropeia: Paavo Väyrynen, que representa o Partido do Centro, com 11%, e o nacionalista Timo Soini, líder do Partido dos Finlandeses (ex-Verdadeiros Finlandeses), com 6%.
Se nenhum candidato superar os 50% neste domingo, o segundo turno está previsto para 5 de fevereiro para designar o sucessor da social-democrata Tarja Halonen, que goza de uma grande popularidade e termina dois mandatos sucessivos de seis anos.
Deixe sua opinião