Já estão abertos os colégios eleitorais para o segundo turno do pleito presidencial do Timor Leste, que está sendo disputado pelo independente José Ramos Horta e o candidato do partido Fretilin, Francisco Guterres. Como previsto, às 7h (19h de Brasília desta terça-feira), foram abertos os 705 centros de votação espalhados pelo país.
De acordo com as autoridades, os mais de 500 mil eleitores do Timor Leste poderão votar até as 16h (4h de Brasilia de quarta-feira). Cerca de 2.000 agentes da Polícia das Nações Unidas (Unpol) colaboram com a Polícia local para que a jornada eleitoral transcorra sem incidentes. Um número similar de observadores também acompanham o pleito.
Desta eleição, sairá o segundo presidente do Timor Leste, o qual substituirá o carismático Xanana Gusmão. Os dois candidatos que passaram para o segundo turno são o atual primeiro-ministro do país e Prêmio Nobel da Paz 1996, José Ramos-Horta, e o ex-guerrilheiro Francisco Guterres, presidente da Frente Revolucionária do Timor Leste (Fretilin), o principal partido político da nação.
- Ramos-Horta deixa cargo de primeiro-ministro de olho nas eleições
- Ramos-Horta exige nova apuração de votos na eleição no Timor-Leste
- Ramos-Horta e Guterres disputarão segundo turno no Timor Leste
- Resultado da eleição presidencial sai no dia 20
- Termina votação para as eleições presidenciais do Timor Leste