Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eua

Começa seleção do júri para o caso dos atentados na Maratona de Boston

Um pequeno grupo de manifestantes protestou ontem em frente ao tribunal pedido justiça | Brian Snyder/Reuters
Um pequeno grupo de manifestantes protestou ontem em frente ao tribunal pedido justiça (Foto: Brian Snyder/Reuters)
Desenho mostra Tsarnaev ao lado do juiz que conduz o caso durante o pré-julgamento ontem |

1 de 1

Desenho mostra Tsarnaev ao lado do juiz que conduz o caso durante o pré-julgamento ontem

Teve início ontem a seleção do júri para o caso de Dzhokhar Tsarnaev, 21 anos, acusado de ser o responsável pelos ataques na Maratona de Boston. Os escolhidos deverão decidir se o jovem planejou e executou as duas ofensivas com bombas no evento de 15 de abril de 2013, quando morreram três pessoas e mais de 260 ficaram feridas perto da linha de chegada. Se ele for julgado culpado, os júris decidirão se Dzhokhar Tsarnaev será condenado à pena de morte.

Os advogados de Tsarnaev tentaram em vão, durante meses, transferir o julgamento de lugar, argumentando que o júri de Boston estava marcado por causa do número de moradores ligados ao ocorrido. Eles traçaram paralelos com o caso Timothy McVeigh, do atentado de Oklahoma em 1995, cujo julgamento foi transferido por razões semelhantes.

A seleção do júri deve durar várias semanas por causa da extensa cobertura da mídia. O processo também pode ser retardado, se potenciais jurados mostrarem objeções contra a pena de morte.

Alguns analistas dizem que os advogados de Tsarnaev, que enfrentam evidências contra o réu, provavelmente concentrarão energias na fase de penalidade, quando poderiam apresentar provas atenuantes para poupar a vida do jovem.

Atentado

Os promotores dizem que Dzhokhar, de 21 anos, e seu irmão, Tamerlan Tsarnaev, foram os responsáveis pelos atentados, em retaliação às ações dos Estados Unidos em países muçulmanos. Eles também são acusados de matar um policial do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Tamerlan, de 26 anos, morreu após um tiroteio com policiais, vários dias após os atentados.

Dzhokhar foi detido ferido e sangrando, quando estava escondido dentro de um barco guardado em um quintal suburbano.

Os promotores disseram que ele descreveu a motivação pelos ataques em uma nota escrita no barco: "O governo dos EUA está matando nossos civis inocentes". E "nós, muçulmanos, somos um só corpo, você fere um, você nos fere a todos".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.