As seções eleitorais no extremo leste da Rússia abriram as portas no domingo (4) para as eleições presidenciais, em que o premier Vladimir Putin aspira a retornar ao Kremlin, anunciou a comissão eleitoral regional.
"As seções eleitorais abriram como estava programado. Está tudo calmo", informou Oksana Balynina, vice-presidente da comissão eleitoral de Chukotka, região rica em recursos naturais e situada no extremo leste da Sibéria.
Mais de 100 milhões de eleitores estão convocados a votar. As seções eleitorais abriram às 8h locais de domingo (a Rússia tem nove fusos, desde GMT+3 até GMT+12, como em Chukotka), e as primeiras estimativas serão divulgadas às 21h (17h GMT de domingo), após o fechamento dos últimos postos de votação, em Kalingrado (oeste).
Pesquisas divulgadas no fim de fevereiro apontam Putin como vencedor no primeiro turno, com cerca de 60% dos votos. Mas a oposição se esforçou para mobilizar os eleitores e impor o segundo turno ao homem-forte do país, que viu sua popularidade diminuir.