O presidente americano, George W. Bush, fez um discurso numa cerimônia da naturalização de imigrantes no mesmo dia, esta segunda-feira, em que o Senado examina diferentes projetos de lei sobre imigração.
- Ninguém deve fingir que os imigrantes são uma ameaça à identidade americana, porque os imigrantes fizeram a identidade da América - disse ele.
A opinião pública está dividida entre aqueles que apóiam a repressão à imigração ilegal e aqueles que dizem ser essencial legalizar a situação de cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais.
O Comitê de Judiciário do Senado americano abriu suas audiências para montar uma legislação bipartidária que aumente a segurança das fronteiras e torne crime estar no país ilegalmente. Também estabelecerá um programa de trabalho temporário e dar meios de legalizar o status dos imigrantes. Mas sobretaxaria a remessa de dinheiro para os países de origem.
Grupos de imigração, sindicatos de empregados e algumas associações de patrões pedem uma reforma mais ampla que daria aos trabalhadores que não têm documentos americanos um status permanente e, eventualmente, a cidadania.
Republicanos conservadores dizem que isto seria uma forma de anistia que premiaria que anda contra a lei.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas