A Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD) realizará na próxima semana em Bogotá uma reunião na qual procura gerar propostas para responder a este problema no continente desde a perspectiva da saúde pública e dos direitos humanos.

CARREGANDO :)

A CICAD, que faz parte do sistema da Organização dos Estados Americanos (OEA), realizará seu 54° período de sessões entre 11 e 13 de dezembro, informou neste domingo o Ministério da Justiça da Colômbia.

Durante a reunião será analisado o "Relatório sobre o problema das drogas nas Américas" encarregado à OEA durante a VI Cúpula das Américas, realizada em abril do 2012 em Cartagena de Indias (Colômbia).

Publicidade

A reunião da CICAD na Colômbia responde à preocupação expressada pelo presidente, Juan Manuel Santos, de que apesar de todos os esforços, o negócio das drogas ilícitas segue pujante e sua dependência é um grave problema de saúde pública para os países.

Da mesma maneira, o tráfico ilegal de drogas continua sendo a principal fonte de financiamento da violência no país, acrescentou o comunicado do Ministério.

Na reunião da CICAD espera-se a participação do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza; do diretor adjunto do Escritório Nacional do Controle de Drogas dos Estados Unidos, Michel Boticelli, e do subdiretor da Organização Pan-americana da Saúde (OPS), Francisco Becerra Posada, entre outros.