Não foram os vários disparos do rifle automático que revelaram onde o atirador estava. Nem as inúmeras chamadas de socorro à emergência.
Foi a fumaça.
Segundo Randy Sutton, tenente aposentado do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, o atirador, identificado como Stephen Paddock, foi localizado por causa da fumaça da arma que tomou conta de seu quarto no 32º andar do hotel Mandalay Bay.
A SWAT detectou o alarme disparado pela fumaça em cerca de 20 minutos – tempo que não seria possível se eles procurassem pelo atirador sem nenhuma pista, pois o hotel possui 3.309 quartos e um cassino de 135.000 metros quadrados.
Depois que localizaram o quarto do atirador, a equipe usou explosivos para entrar. Segundo o xerife de Las Vegas Joe Lombardo, Paddock, 64, se matou antes que os policiais o encontrassem.
Leia também: Ataques com tiros estão ficando cada vez mais mortíferos nos Estados Unidos.
Era tarde demais. Paddock matou ao menos 58 pessoas e deixou mais de 500 feridas no Festival de música country ao ar livre em Las Vegas. Foi considerado o pior massacre na história moderna dos EUA.
O quarto de Paddock tinha uma visão panorâmica do festival.
"Ele fez o inferno cair sobre essas pessoas", disse o tenente Sutton ao The Washington Post. "Centenas de disparos. De acordo com o xerife, Paddock tinha muita munição, foram encontradas várias armas de fogo no quarto”.
A polícia acredita que Paddock estava hospedado no hotel Mandalay Bay desde quinta-feira, escondendo várias armas automáticas.
Não demora muito tempo para a fumaça de uma rodada disparos preencher uma sala, especialmente uma pequena e sem ventilação. "Cada tiro disparado libera uma pequena quantidade de poeiras e gases prejudiciais", segundo a National Air Filtration Association.
Gases e partículas podem se acumular mesmo onde há ventilação adequada – levantando a preocupação de que oficiais possam ficar intoxicados durante treinamentos.
O que a maioria dos atiradores que comete massacres tem em comum? https://t.co/OPk3PnlJQA pic.twitter.com/FyMIPpuTQZ
â Ideias (@ideias_gp) October 2, 2017
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Por que parte da direita se preocupa com proibição de celular na escola
Tarcísio elogia Elon Musk após empresário ter sido alvo de xingamento de Janja
Lula diz que “mundo está pior” desde a crise de 2008 ao abrir cúpula do G20
Deixe sua opinião