O ônibus espacial Discovery aterrissa hoje no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, caso não ocorra qualquer contratempo.
A operação de aterrissagem teve início às 21h39 de ontem (horário de Brasília), quando a tripulação acordou. Os preparativos para sair de órbita tiveram início às 0h34 (Brasília). A tripulação deve acender os dois motores traseiros da Discovery. A nave estaria cerca de 200 quilômetros de altura sobre o oceano Índico, viajando a 26.498 km/h, usando os motores como freio.
O Discovery irá girar progressivamente até que seu nariz esteja elevado a um ângulo de 45 graus. As maiores áreas de fricção estarão na barriga da nave e na parte inferior das asas, que estão protegidas por mais de 24 mil ladrilhos de cerâmica de isolamento térmico.
Se a Nasa cancelar esta primeira tentativa, o Discovery poderá aterrissar às 0h22 (Brasília), após ter dado mais uma volta ao redor da Terra (essa seria sua órbita número 202 após a decolagem).
Caso a Nasa cancele também a segundo tentativa, o Discovery terá que esperar até a próxima terça-feira para aterrissar. Então, além do Centro Kennedy, poderia usar as pistas da Base Aérea Edwards, na Califórnia, ou de Northrup Strip, no Novo México.