O ônibus espacial Discovery aterrissa hoje no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, caso não ocorra qualquer contratempo.
A operação de aterrissagem teve início às 21h39 de ontem (horário de Brasília), quando a tripulação acordou. Os preparativos para sair de órbita tiveram início às 0h34 (Brasília). A tripulação deve acender os dois motores traseiros da Discovery. A nave estaria cerca de 200 quilômetros de altura sobre o oceano Índico, viajando a 26.498 km/h, usando os motores como freio.
O Discovery irá girar progressivamente até que seu nariz esteja elevado a um ângulo de 45 graus. As maiores áreas de fricção estarão na barriga da nave e na parte inferior das asas, que estão protegidas por mais de 24 mil ladrilhos de cerâmica de isolamento térmico.
Se a Nasa cancelar esta primeira tentativa, o Discovery poderá aterrissar às 0h22 (Brasília), após ter dado mais uma volta ao redor da Terra (essa seria sua órbita número 202 após a decolagem).
Caso a Nasa cancele também a segundo tentativa, o Discovery terá que esperar até a próxima terça-feira para aterrissar. Então, além do Centro Kennedy, poderia usar as pistas da Base Aérea Edwards, na Califórnia, ou de Northrup Strip, no Novo México.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais