A companhia aérea espanhola Ibéria decidiu retirar um polêmico anúncio de sua página na internet que mostrava uma mulher cubana levando um bebê espanhol para passear nas praias do país de Fidel Castro.
O anúncio, que era em forma de desenho animado, foi taxado de "sexualmente preconceituoso" porque mostra cenas de uma cubana fazendo massagens no bebê, que fica cantando: "Alimente-me com mulatas... venha mamãezinha, leve-me para meu berço".
A empresa decidiu retirar a propaganda depois que um grupo de defesa do consumidor da Espanha reclamou, afirmando que o anúncio era "ofensivo" para mulheres cubanas e poderia estimular o turismo sexual no país.
O desenho animado mostra primeiro uma mulher negra levando a criança para a praia. Depois ela dança com o bebê e o massageia enquanto ele continua cantando "venha mamãezinha...".
O grupo espanhol Facua afirmou que o anúncio mostra as mulheres cubanas "como se elas estivessem 24 horas por dia a serviço do turismo".
"Os cubanos poderiam achar ofensivo", disse Ruben Sanchez, porta-voz do grupo.
A Ibéria afirmou que não quis ofender ninguém e decidiu retirar o anúncio no dia 16 de maio, logo após receber a reclamação.