• Carregando...

Resultados preliminares sobre o referendo relativo à independência do sul do Sudão indicam uma vitória maciça a favor da separação, mas o comparecimento às urnas superou os 100% em várias regiões. Uma autoridade afirmou ontem que alguns resultados estão sendo analisados.

O comparecimento ultrapassou 100% em dez dos 79 condados do sul, de acordo com informações do site da Comissão de Re­­ferendo do Sul do Sudão. No condado de Bor, no estado de Jonglei, o número de votos supera em 720 o número de eleitores registrados.

A comissão relatou em seu site que, com quase todos os votos contados, 98,8% dos eleitores que foram às urnas no referendo de 9 a 15 de janeiro optaram pela separação.

Apesar de esse resultado preliminar ser esmagador, autoridades internacionais previam há meses que o sul votaria pela independência, e mesmo autoridades do norte do Sudão admitiram que esse seria o resultado esperado.

Confiabilidade

O número de votos excessivos nos dez condados variam de 3 a 720, de acordo com a análise. Justice Chan Reec Madut, que chefia o escritório sulista da comissão de referendo, disse que os resultados das urnas que registraram mais de 105% de comparecimento serão analisados. Mas ele afirmou que mesmo que a comissão descarte votos dos condados onde foi registrado um excesso de eleitores, "a tendência é clara", o que significa que o sul votou a favor da separação.

Observadores internacionais, em geral, elogiaram o processo do referendo, classificando-o de confiável, dentro dos padrões internacionais e representante do desejo do povo.

O sul do Sudão deve se tornar o mais novo país em julho. Questões como direitos do petróleo, demarcação da fronteira e direitos de cidadania ainda precisam ser definidos entre o norte e o sul.

Os resultados finais do referendo devem ser anunciados em fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]