A comunidade ucraniana no Paraná encerra nesta segunda-feira (24) as celebrações do dia da independência da Ucrânia e dia nacional da comunidade ucraniana no Brasil com uma recepção no Palácio Iguaçu, com a presença do embaixador do país no Brasil, Rostyslav Tronenko, e sua esposa, Fabiana Tronenko.
Artigo: A Ucrânia e a comunidade internacional
Neste dia 24 de agosto, o povo ucraniano comemora um dia muito importante: o dia da independência do país. Neste mesmo dia, em 1991, a Verkhovna Rada (Parlamento) da então República Socialista Soviética da Ucrânia aprovou a Declaração da Independência da Ucrânia, resultando no surgimento do Estado moderno ucraniano.
Leia a matéria completaO encontro, para convidados, terá a presença de autoridades locais e representantes da sociedade curitibana, bem como de membros da comunidade ucraniana.
O evento fecha o ciclo de celebrações para Kiev e seus descendentes. Em 24 de agosto de 1991, o parlamento da República Socialista Soviética da Ucrânia aprovou a Declaração da Independência da Ucrânia, pavimentando o caminho para um país livre.
Na mesma data, todos os anos, comemora-se o dia nacional da comunidade ucraniana no Brasil. Segundo o embaixador, o número de ucranianos e descendentes no país soma hoje mais de meio milhão de pessoas, e a maioria está no Paraná.
No domingo, o Memorial Ucraniano do Parque Tingui recebeu uma feira de artesanato e gastronomia, além de apresentação de grupos folclóricos. Houve celebração também no Jardim Botânico e no Espaço Torres.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião