Dar nome a um animal de estimação é algo que grande parte das pessoas poderá fazer durante a vida, já nomear um planeta parece uma oportunidade distante. A União Astronômica Internacional pretende mudar isso.
A organização está realizando um concurso para escolher nomes para 20 estrelas e planetas descobertos fora do sistema solar pelos cientistas. A votação é feita pelo site NameExoWorlds.
Para nomear o planeta Epsilon Tauri B, que orbita a estela Ain, um dos nomes sugeridos foi “Carnaval”. Mas engana-se quem pensa que a sugestão partiu de um brasileiro, o nome foi indicado por cientistas japoneses e não tem relação com a festa realizada 40 dias antes da páscoa. A nomenclatura deriva da junção de “Kani” e “Baru” (Kanibaru), apelidos de uma nebulosa e um aglomerado estelar famosos no Japão. Como “Kanibaru” é uma palavra difícil de pronunciar, os japoneses decidiram sugerir a palavra “Carnaval”.
Outro planeta que pode ter um nome familiar é o Beta Geminorum b. Entre opções há “Hope” e “Anipsia”, mas também “Samba”. A referência não é ao ritmo musical popular por aqui. Na descrição, o autor da sugestão diz que “Samba é um termo do sânscrito muito antigo e respeitado”.
Escolha
As estrelas e seus planetas deverão ter nomes relacionados a um mesmo tema, por exemplo: “Carl” e “Ponto” (referência à definição de Carl Sagan sobre a Terra: pálido ponto azul), ou “Apollonis” e “Neil” (Em a alusão à viagem de Neil Armstrong à Lua, conduzindo a nave Apollo 11).
A votação acontece até o dia 31 de outubro e os resultados serão divulgados em novembro. Os astrônomos já descobriram 1.883 “exoplanetas”, o que indica que muitos nomes ainda serão utilizados para batizar os planetas.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares