• Carregando...

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, enviou nesta sexta-feira uma mensagem de apoio aos cubanos, pedindo a eles que fiquem no país para trabalhar por uma "mudança positiva", agora que a liderança de Fidel Castro pode estar chegando ao fim.

Fidel transferiu temporariamente nesta semana o poder a seu irmão mais novo, Raúl, por causa de uma cirurgia intestinal, provocando especulações sobre quanto tempo mais ele permanecerá no controle da ilha caribenha.

"Todos os cubanos que desejam uma mudança democrática pacífica podem contar com o apoio dos Estados Unidos", disse ela em mensagem gravada no Departamento de Estado, em Washington, e destinada a ser transmitida por canais chegam ao povo cubano.

"Incentivamos o povo cubano a trabalhar em seu país por uma mudança positiva, e estamos prontos a fornecer assistência humanitária assim que vocês começarem a trilhar um novo rumo para o seu país", continuou a secretária.

Os Estados Unidos estão preocupados com uma eventual onda de refugiados cubanos por causa da incerteza política na ilha, e Rice deixou claro que a população de lá não deve tentar atravessar o estreito da Flórida para chegar aos EUA.

"Claramente acreditamos que os cubanos devem permanecer em Cuba e serem parte do que será uma transição para a democracia", disse Rice em entrevista a ser divulgada no programa "Hardball".

Sobre a transferência de poder, Rice disse ser inaceitável "ir de um ditador para outro", e que o povo cubano merecia coisa melhor.

Há um mês, um relatório oficial recomendou ao governo que aja rapidamente em prol de um governo de transição quando Fidel morrer e coloque assessores no país em questão de semanas.

Leia também:

Bush pede 'mudança democrática' em Cuba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]