A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, chegou nesta quinta-feira à capital do Paquistão, na segunda parada de uma viagem pela região, organizada após os ataques terroristas em Mumbai.

CARREGANDO :)

Rice desembarcou na base aérea militar Chaklala vinda da Índia, onde realizou uma visita de um dia para mostrar "solidariedade" ao governo indiano e para diminuir a tensão entre os dois países.

"Estou aqui para conversar sobre a resposta paquistanesa", disse a secretária, referindo-se à reação do governo do Paquistão contra os terroristas. Segundo o governo indiano, o grupo que atacou Mumbai veio do país vizinho, onde também recebeu treinamento.

Publicidade

Rice chegou a Islamabad um dia depois do chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, almirante Mike Mullen, que pediu ao governo paquistanês uma "investigação agressiva" sobre qualquer possível ligação entre os grupos terroristas baseados no país e os ataques em Mumbai.

Mullen reuniu-se com o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e com as principais lideranças militares e de segurança do país. Segundo o almirante, as autoridades do Paquistão se comprometeram a trabalhar com a Índia para investigar os ataques em Mumbai.