Prestes a deixar o cargo de secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice tocou piano para a rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham, nesta segunda-feira (1), como um gesto de despedida antes de a administração George W. Bush chegar ao fim no próximo mês.
O porta-voz de Rice, Sean McCormack, disse nesta terça-feira (2) que a principal diplomata dos Estados Unidos tocou Brahms e foi acompanhada no violino por Louise Miliband, a mulher do chanceler britânico, David Miliband, além de três membros da Orquestra Sinfônica de Londres.
Uma pianista aplicada que escolheu a política externa em vez de se tornar profissional da música, Rice fez algumas apresentações enquanto diplomata norte-americana.
McCormack disse que o recital para a família real foi em uma sala de música do palácio. Os músicos ensaiaram por uma hora antes de tocarem, acrescentou ele.
"Foi tudo organizado pelos britânicos e foi um gesto muito bonito como presente de despedida", disse McCormack.
Rice está em Londres, no que deve ser sua última visita aos britânicos antes do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, tomar posse em 20 de janeiro. Rice será substituída pela senadora democrata Hillary Clinton.
A secretária de Estado viajaria para Bruxelas na terça-feira para uma reunião como chanceleres da Otan, e depois deve partir para Nova Délhi, onde teria reuniões com autoridades indianas após os ataques da última semana em Mumbai.