O Ministério da Agricultura tailandês informou neste domingo que o vírus H5N1 de gripe aviária foi encontrado no nordeste da Tailândia, perto da fronteira com Laos, levando ao sacrifício de 310 mil aves após o vírus matar um adolescente em outra parte do país na semana passada.
- Os resultados de laboratório confirmaram que frangos de um povoado na província de Nakohn Panom morreram de gripe aviária - disse à Reuters o vice-ministro da Agricultura, Charal Trinwuthipong.
Charal disse que o surto da doença em Nakohn Panom, situada a 740 quilômetros a nordeste de Bangcoc, pode ter sido provocado por embalagens de ovos infectadas com H5N1 trazidas "do outro lado da fronteira", numa aparente referência ao Laos.
- Esses vendedores de ovos tiveram preguiça de transferir os ovos de suas embalagens para as de seus fregueses. Eles simplesmente trocaram as embalagens, e foi assim que a doença chegou ao povoado - disse.
Um rapaz de 17 anos morreu de gripe aviária na segunda-feira na província de Phichit, no norte da Tailândia, onde as autoridades já sacrificaram centenas de aves e proibiram a circulação de aves domésticas.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) disse na sexta-feira que o vírus letal também foi encontrado numa granja em Laos, no primeiro surto grande da doença nesse país desde 2004.
O vírus apareceu numa granja comercial a 25 quilômetros ao sul da capital. Cerca de 2.500 frangos morreram na granja na semana passada, segundo a mídia estatal.
A mesma granja sofrera um surto no início de 2004, quando o vírus percorreu partes da Ásia, incluindo Laos, país de regime comunista onde a maioria da população de 5,6 milhões de habitantes vive em regiões rurais isoladas.
Um representantes da FAO disse que a organização pretende enviar a Laos na terça-feira um especialista em gripe aviária para avaliar a situação.
Deixe sua opinião