As autoridades vietnamitas confirmaram nesta sexta-feira a aparição de três novos focos de gripe aviária no norte do país, que causaram a morte de cerca de 6 mil aves.
As mortes aconteceram em três fazendas da província de Bac Giang, a 55 quilômetros ao norte de Hanói, entre 25 de outubro e 3 de novembro, disse Nguyen Dang Khoa, vice-presidente do comitê popular provincial.
- Foi encontrado o vírus da gripe aviária em 100% das amostras tiradas das aves entre frangos, patos e gansos - disse Khoa.
Desde as últimas mortes na quarta-feira passada, não foram registrados mais casos, acrescentou.
Toda a área próxima de onde morreram as aves foi desinfectada, disseram os responsáveis locais.
Na mesma província, uma mulher de 24 anos grávida foi hospitalizada com sintomas de gripe aviária, segundo Khoa.
- Ela está internada em um quarto isolado no hospital geral Bac Giang. Suas amostras de sangue foram enviadas ao Instituto de Higiene e Epidemiologia para estudá-las e são esperados os resultados em dois ou três dias - acrescentou.
Na capital, Hanói, um homem de 35 anos morreu com sintomas similares aos da gripe aviária esta semana no departamento de cuidados intensivos do hospital Bach Mai.
- Temos que fazer mais testes antes de chegar a uma conclusão final de que morreu pelo vírus H5N1 - disse Nguyen Tran Hien, diretor do Instituto de Higiene e Epidemiologia.
- Não podemos confirmar agora esse caso - disse, por sua vez, Nguyen Van Binh, vice-diretor do departamento de Medicina Preventiva do Ministério da Saúde.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais