Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rebelião

Conflito no Sudão já afeta mais de 650 mil pessoas, diz ONU

Mais de 650 mil pessoas já tiveram de se deslocar ou se viram severamente afetadas em dois Estados do Sudão afetados por uma rebelião armada, indicou a ONU, apesar de expressar a confiança de que um recente acordo possa facilitar o acesso humanitário.

Segundo a ONU, a situação humanitária nos Estados do Kordofan do Sul e Nilo Azul, no sul do país e na fronteira com o Sudão do Sul, se deteriora depois de vários meses de conflito.

Os combates acontecem entre o exército sudanês e grupos rebeldes que se aliaram às forças do sul do Sudão na guerra civil de 1983-2005, que levou à divisão do país em Sudão e Sudão do Sul em julho de 2011.

Até agora, o governo de Cartum alega razões de segurança para restringir o acesso da ajuda internacional às zonas em conflito.

No domingo, o Sudão assinou um protocolo junto à ONU, à União Africana e à Liga Árabe para permitir o acesso da ajuda humanitária aos dois estados em conflito, incluindo setores controlados pelos rebeldes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.