Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ONU

Conflitos internos levam colombianos para o Brasil

O número de colombianos que ingressam no Brasil, fugindo dos conflitos internos que assolam a Colômbia, aumentou desde 2004, disse nesta sexta-feira a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os refugiados.

Luis Varese, representante no Brasil do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), disse a jornalistas que estimativas da agência indicam que cerca de 4 mil colombianos estão no Brasil de maneira clandestina, como turistas ou com passaportes temporários.

- Há um processo, nos últimos dois anos e meio, de aumento no número de famílias e cidadãos colombianos na zona da alta Amazônia - disse Varese. - Eles vão em direção à cidade (colombiana) de Leticia e gradualmente entram no Brasil. Cerca de 4 mil colombianos ingressaram no país - acrescentou Varese ao divulgar um informe global sobre refugiados.

A Colômbia é o país com o maior número de refugiados internos do mundo, devido ao conflito nacional que vive há décadas.

Varese disse que o cálculo do Acnur se baseou em entrevistas da própria agência em localidades fronteiriças, em contatos com escolas da região ou em informações de igrejas na isolada e vasta área de fronteira entre os dois países.

O Acnur e a Universidade Federal do Amazonas realizarão uma pesquisa para estabelecer com maior precisão o número de colombianos que chegam ao Brasil, empurrados pela situação de seu país, acrescentou.

- São refugiados internos que chegam a Leticia, vindos do centro da Colômbia ou de outra regiões do país, protegendo sua família de possíveis recrutamentos forçados, e logo entram no Brasil - explicou Varese.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.