Pelo menos cinco militantes e um policial foram mortos hoje durante uma ofensiva das forças de segurança da Rússia contra o esconderijo de um grupo rebelde no norte do Cáucaso, segundo divulgou a imprensa local. O tiroteio ocorreu na região muçulmana entre Stavropol e Karachayevo-Cherkessiya. Essa área geralmente não registra episódios de violência como acontece em outras partes do sul da Rússia e há poucos detalhes sobre o incidente de hoje.
Um funcionário do Ministério do Interior afirmou que houve uma "operação especial" na manhã de hoje, que durou cerca de cinco horas em uma região com muitas florestas. Os rebeldes reagiram com disparos, após serem descobertos por tropas russas, matando um policial e ferindo três outros, segundo a agência de notícias RIA Novosti. Cinco insurgentes foram mortos.
O confronto ocorre no momento em que as forças russas estariam lançando uma caçada ao líder islamita Doku Umarov, que reivindicou a autoria do ataque suicida que matou 36 pessoas em um aeroporto de Moscou no mês passado. Umarov e seu pequeno grupo de guerrilheiros bem armados têm se escondido das tropas russas nas montanhas do norte do Cáucaso na última década. As informações são da Dow Jones.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Militares dependem da boa vontade de Moraes para garantir direitos fundamentais; acompanhe o Sem Rodeios
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra