Macassar Autoridades tentavam ontem encontrar um Boeing 737 com 102 pessoas a bordo, que desapareceu segunda-feira na Indonésia, em meio a uma grande confusão que envolve o local da queda. A única certeza é a de que o avião que saiu de Java não aterrissou onde deveria, ao norte da ilha de Célebes (também chamada de Sulawesi): ou a aeronave explodiu numa região de montanhas e florestas ou caiu no mar. Na manhã de ontem, moradores de um vilarejo da região disseram ter encontrado destroços na província de Sulawesi Oeste, num local de difícil acesso. Estas pessoas falavam em 90 mortos e 12 sobreviventes. Comandantes militares e membros de forças de resgate, com base nestes depoimentos, indicaram que já enviaram equipes ao local. Mas estes mesmos responsáveis divergiam sobre o local do acidente do avião da companhia aérea indonésia Adam Air. Ele bateu numa montanha a mais de 2.600 metros de altitude, afirmou em Jacarta o chefe da Comissão nacional de segurança dos transportes, Setio Rahardjo.
O Boeing 737-400 caiu numa zona de floresta densa, a uma altitude de 350 a 500 metros, afirmou por sua vez, Ali Muslimin, coordenador das buscas, dando outro endereço.
O comandante Arif Budi Sampurno, chefe da região militar do suposto local do acidente afirmou que nenhum destroço foi encontrado. "Informações anteriores sobre a localização, a existência e o número de sobreviventes são todos falsas. Não sabemos de onde elas vêm", declarou. As contradições se somam à dificuldade de socorro numa vasta região, montanhosa e de muito difícil acesso. O Boeing levantou vôo segunda-feira às 12h59 (hora local) de Surabaya, na ilha de Java, com destino a Manado (em Célebes). O piloto pediu ajuda quando estava na zona de Mamuju, 750 quilômetros a sudoeste de seu destino. A região é coberta de matas, montanhas e uma costa marítima. No total, 96 passageiros (85 adultos e 11 crianças, entre elas 4 bebês) e 6 tripulantes estavam a bordo.
Os acidentes de avião são comuns na Indonésia, um imenso arquipélago de mais de 5 mil quilômetros de extensão. As companhias aéreas públicas ou privadas são alvos de críticas recorrentes pela deficiência em segurança. A Adam Air é uma empresa privada líder entre as companhias de baixo custo que concorrem na Indonésia.
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