O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (18) um projeto de lei para financiar o governo federal até o início do mês de março e evitar uma paralisação parcial das atividades, que poderia afetar milhões de funcionários públicos e serviços considerados como essenciais. O projeto segue agora para a sanção do presidente Joe Biden.
Segundo informações da agência Reuters, a Câmara dos Representantes aprovou a medida por 314 votos a favor e 108 contra. Mais cedo, o Senado havia aprovado o projeto por 77 votos a favor e 18 contra. O prazo para que a votação ocorresse iria até este sábado (20).
“Temos boas notícias para a América. Não haverá paralisação na sexta-feira”, disse o democrata Chuck Schumer, líder da maioria no Senado.
O Senado, de maioria democrata, e a Câmara, controlada pelos republicanos, estão vivendo um impasse para tomar uma decisão final sobre o orçamento federal que irá financiar o governo no ano fiscal que começou no dia 1º de outubro. Por causa disso, ambas as casas estão recorrendo a projetos de lei temporários para manter o funcionamento das agências federais públicas.
O projeto aprovado nesta quinta-feira estende os gastos temporários do governo e evitam uma paralisação até março.