Marcos César Pontes entrará para a História nesta quarta-feira como o primeiro brasileiro a ir para o espaço. Para realizar a missão, ele precisou passar por sete anos de treinamento árduo na unidade da Nasa em Houston, no Texas.
Natural de Bauru (São Paulo), Pontes é Mestre em Engenharia de Sistemas, graduado pela Naval Postgraduate School (Monterey, CA). Segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB), ele começou sua vida profissional aos 14 anos trabalhando como eletricista da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), ainda como aluno do Sesi e do Senai.
Em 1981, Pontes ingressou na Academia da Força Aérea. Ele fez parte dos Esquadrões de Caça até 1988, como instrutor e líder de esquadrilha.
O astronauta também é engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atuou como piloto de provas de aeronaves pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em várias campanhas de ensaios incluindo o primeiro míssil ar-ar brasileiro.
Em julho de 1998, Pontes foi escolhido pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para treinar como astronauta pela Nasa. Desde então, sua trajetória tem sido acompanhada no Brasil. O astronauta chegou até a ganhar uma página pessoal na internet (http://www.marcospontes.net).
Pontes conta com mais de 1900 horas de vôo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15, F-16, F-18 e MIG-29. O astronauta tem experiência de 16 anos na área de segurança de vôo, trabalhando em inúmeras campanhas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, incluindo o ônibus espacial Columbia.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano