Fidel Castro

CARREGANDO :)

Diante do regime comunista de Fidel Castro, os Estados Unidos romperam, em 1961, relações com Cuba, e impuseram embargo econômico ao país, que também foi expulso da Organização dos Estados Americanos (OEA). O atual presidente dos EUA, George W. Bush, ampliou o embargo econômico ao país latino em 2003.

Saddam Hussein

Publicidade

Em 1990, o Iraque deu início a um conflito internacional ao invadir o Kuweit. O argumento de Saddam para a invasão foi o de que o país vizinho foi responsável pela queda no preço do petróleo na época, vendendo acima da cota determinada pela Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). A ONU condenou o ataque e decretou o embargo comercial ao Iraque. Sem sucesso diplomático, forças coligadas de 30 países, sob a liderança dos EUA, bombardearam o país árabe.

Aiatolá Khomeini

Dificuldades econômicas e denúncias de corrupção provocaram o aumento da oposição ao xá Reza Pahlevi em 1978, no Irã. O aitolá Ruhollah Khomeini retornou de seu exílio na França e assumiu o poder em 1979. A Embaixada dos EUA em Teerã foi ocupada, em novembro daquele ano, por um grupo de militantes islâmicos que tomou 66 norte-americanos como reféns. O governo iraniano, além de apoiar a ocupação, exigiu a extradição do xá. Mesmo com a morte de Pahlevi, a situação não se resolveu. Somente em 1981, os últimos reféns foram liberados.

Muammar Kadafi

O coronel Kadafi chegou ao poder, em 1969, liderando um golpe de Estado em que depôs a monarquia na Líbia. Além de instalar uma ditadura militar, Kadafi também nacionalizou a exploração de petróleo. Nos anos 80, os EUA impuseram sanções econômicas e bombardearam duas cidades com o objetivo de destruir campos de treinamento que classificaram como terroristas.

Publicidade