O Conselho Atlântico condenou nesta terça-feira (12) o teste nuclear realizado pelas autoridades da Coreia do Norte, e qualificou a ação de "irresponsável" e de "flagrante violação" das resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O principal órgão de decisões da Otan condenou "nos mais firmes termos o teste de armamento nuclear realizado pela Coreia do Norte, que representa uma flagrante violação de relevantes resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas", segundo um comunicado.
Os países da Otan qualificaram de "ato irresponsável" o teste nuclear realizado pelas autoridades de Pyongyang e que provocou críticas da comunidade internacional por considerar que é uma provocação e uma ameaça à paz.
O Governo da Coreia do Norte realizou seu terceiro teste nuclear depois dos realizados em 2006 e 2009, segundo informou a agência estatal norte-coreana "KCNA'.
Após o teste, o Governo de Seul detectou um terremoto de cerca de de 5 graus na escala Ritcher no condado de Kilju, ao nordeste do país, que abriga a base de Punggye-ri onde teria sido produzida a detonação.
Os aliados afirmaram que esse teste, "da mesma forma que o lançamento de mísseis de dezembro, representa uma grave ameaça à paz, segurança e estabilidade regional e internacional".
"A atividade da Coreia do Norte com armamento de destruição em massa representa um contínuo desafio ao Conselho de Segurança da ONU e à comunidade internacional", disse o Conselho Atlântico.
Os aliados pediram às autoridades norte-coreanas "a imediata cessação dessas ações provocativas e o pleno cumprimento de suas obrigações sob a lei internacional, assim como as decisões adotadas pela comunidade internacional como foram expressadas pelo Conselho de Segurança da ONU".
Esse último teste nuclear norte-coreano teve um efeito duas vezes mais potente do que a prova efetuada em 2009, segundo informou em Viena a Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO).
O Conselho de Segurança da ONU, principal órgão de decisões internacional, se reunirá nesta terça-feira, às 12h (horário de Brasília) para avaliar o teste nuclear norte-coreano e eventualmente decidir sobre novas sanções contra o país asiático.
- Rússia condena teste nuclear norte-coreano e pede reação internacional
- AIEA adverte que Coreia do Norte violou resoluções da ONU
- Obama define como "altamente provocativo" teste nuclear norte-coreano
- Reino Unido condena teste nuclear da Coreia do Norte
- Seul classifica teste nuclear norte-coreano de "ameaça inaceitável"
- Coreia do Norte confirma ter realizado seu terceiro teste nuclear
- Japão diz que teste nuclear norte-coreano é "lamentável"