Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Regime de Ortega

Conselho da OEA aprova resolução que pede libertação de todos os presos políticos na Nicarágua

Conselho da OEA aprova resolução que pede libertação de todos os presos políticos na Nicarágua
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e sua esposa, Rosario Murillo, comandam o país (Foto: EFE/Jorge Torres)

Ouça este conteúdo

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou por unanimidade na terça-feira (18) uma resolução onde exige que o regime de Daniel Ortega na Nicarágua liberte todos os presos políticos e religiosos.

A medida, que foi promovida por uma coalizão de países incluindo Canadá, Chile, Costa Rica, Argentina, Estados Unidos e Uruguai; e contou com o apoio ativo do México, Brasil e Colômbia, será enviada diretamente para a Assembleia Geral da OEA, que será realizada no Paraguai na próxima semana (entre os dias 26 e 28 de junho), sem necessidade de modificações.

A resolução destaca a preocupação da OEA com a supressão dos direitos na Nicarágua, evidenciada pelo cancelamento de mais de 3 mil organizações da sociedade civil e a privação de nacionalidade e direitos políticos de mais de 300 pessoas. Além disso, menciona a situação alarmante de mais de 250 jornalistas forçados ao exílio e o fechamento ou confisco de 54 meios de comunicação.

O documento também enfatiza a necessidade de restaurar os direitos democráticos e do Estado de direito na Nicarágua, através de um “diálogo construtivo que permita ao país cumprir suas obrigações em matéria de direitos humanos”.

A resolução pede ainda que o regime nicaraguense se envolva de forma “construtiva” com o sistema interamericano de direitos humanos e permita o escrutínio internacional, facilitando a entrada no país da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e de outros organismos competentes.

A Nicarágua deixou a OEA em novembro de 2023, após o regime de Ortega acusar a organização de ter “atitudes intervencionistas”. Apesar da saída, a OEA segue monitorando a situação no país centro-americano, acusado por organizações independentes de perseguir opositores e padres.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.