O Conselho de Segurança da ONU concordou de forma unânime, nesta quarta-feira, em entregar o pedido palestino para integrar a Organização das Nações Unidas a um comitê que o avaliará nas próximas semanas.
A comissão permanente sobre a admissão de novos membros ao órgão mundial é composta por todos os 15 membros do conselho, que atualmente inclui o Brasil.
Normalmente, o período de revisão para uma candidatura de adesão é de no máximo 35 dias, mas diplomatas ocidentais disseram que esse limite pode ser aumentado e pode levar muito mais tempo para os palestinos.
O chefe da delegação palestina nas Nações Unidas, Riyad Mansour, recebeu bem a decisão.
"Estamos gratos ao Conselho de Segurança por agir de forma decisiva e clara sobre nosso requerimento", disse. "O processo está seguindo adiante passo a passo, e esperamos que o Conselho de Segurança assuma sua responsabilidade e aprove nosso requerimento."
Ele reiterou que os palestinos esperavam que o processo não demorasse muito. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse que quer a revisão concluída dentro de semanas.
O comitê permanente fará sua primeira reunião na sexta-feira.
Os Estados Unidos prometeram vetar o requerimento palestino, que precisa da aprovação do conselho a fim de passar para a Assembleia Geral da ONU para confirmação. Até agora, dizem os diplomatas ocidentais, os palestinos têm apenas seis votos garantidos para o seu lado.
Resoluções do Conselho de Segurança precisam de nove votos a favor e nenhum voto contra dos cinco membros permanentes a fim de serem aprovadas.