O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) se encontrará hoje para discutir o programa nuclear iraniano, disseram diplomatas, que pediram anonimato. O encontro está marcado para as 17 horas (de Brasília). Os membros permanentes do CS, com poder de veto, são Estados Unidos, China, Rússia, França e Grã-Bretanha. O Brasil é membro temporário do órgão, sem poder de veto.
Hoje, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou que os Estados Unidos haviam chegado a um consenso com Rússia e China sobre um "forte acordo prévio" de uma resolução com sanções para serem aprovadas pelo CS contra o Irã. A declaração é dada um dia após o governo iraniano anunciar um acordo com Brasil e Turquia segundo o qual Teerã enviará urânio pouco enriquecido ao exterior e receberá em troca combustível para seu reator na capital.
Os norte-americanos temem que Teerã busque secretamente produzir armas nucleares. O Irã, porém, alega ter apenas fins pacíficos. As informações são da Dow Jones.
Deixe sua opinião