Moscou Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e a Alemanha vão debater hoje, em Moscou, o programa nuclear iraniano, num momento em que Teerã afirma ter se juntado ao clube das potências nucleares e tenta dissuadir Washington de qualquer ataque militar.
Ontem, o embaixador do Irã em Moscou, Gholamreza Ansari, declarou que o Irã estava "pronto" para uma guerra, mas ainda "esperava" uma solução diplomática à crise. Essas discussões acontecerão paralelamente a uma reunião dos diretores políticos dos países do G8, cujo objetivo é preparar a conferência de São Petersburgo, marcada para julho.
Elas começarão com seis países: os membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, China, Rússia, França e Grã-Bretanha) mais a Alemanha, e serão em seguida ampliadas aos demais membros do G8 (Canadá, Itália e Japão), informou ontem o Kremlin.
A Rússia segue afirmando que ainda há "chances de alcançar" uma solução diplomática com "garantias" de não proliferação e minimiza os progressos anunciados pelo Irã afirmando que este país é incapaz "num futuro próximo ou distante" de fabricar uma arma atômica. O país se opõe à política de alertas adotada pelos Estados Unidos.
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Deixe sua opinião