O Conselho Presidencial de Transição do Haiti nomeou nesta terça-feira (28) Garry Conille como novo primeiro-ministro do país caribenho, o terceiro nome indicado para o cargo pelo colegiado em pouco mais de um mês.
Conille, que já havia sido premiê do Haiti entre outubro de 2011 e maio de 2012, foi escolhido num processo com vários nomes, depois de quatro dos nove membros do conselho de transição terem selecionado Fritz Bélizaire, que foi ministro dos Esportes entre 2006 e 2011, como primeiro-ministro no final de abril.
O processo foi refeito porque críticos apontaram que a escolha de Bélizaire não seguiu os trâmites estabelecidos para a criação do conselho de transição.
Bélizaire havia substituído Michel Patrick Boisvert, que havia sido designado primeiro-ministro interino pelo colegiado de transição após seus membros serem empossados em 25 de abril.
O conselho tem a tarefa de organizar a realização de eleições e a formação de um novo governo até fevereiro de 2026, em meio a uma crise de violência generalizada que se agravou a partir de fevereiro, com a recusa do então primeiro-ministro Ariel Henry a deixar o cargo.
Por fim, houve um acordo e ele renunciou poucas horas antes do Conselho Presidencial de Transição tomar posse.