O líder conservador Kyriakos Mitsotakis tomou posse nesta segunda-feira (26) como primeiro-ministro da Grécia. No domingo (25), o partido dele, Nova Democracia (ND), conquistou a maioria absoluta dos assentos parlamentares nas eleições legislativas.
A cerimônia de posse foi realizada na sede da presidência grega perante a chefe de Estado, Katerina Sakellaropoulou, e o arcebispo Jerônimo II de Atenas, primaz da Igreja Ortodoxa grega. Algumas horas antes, Mitsotakis recebeu de Sakellaropoulou a incumbência para formar um novo governo.
O Nova Democracia venceu neste domingo as eleições com 40,5% dos votos e obteve, em virtude de um bônus de cadeiras ao partido mais votado, 158 dos 300 assentos no Parlamento grego, alcançando assim a maioria absoluta. Dessa forma, o partido de Mitsotakis poderá voltar a governar sozinho, como tem feito nos últimos quatro anos.
Em segundo lugar nas eleições ficou o opositor e esquerdista Syriza, partido do ex-chefe de governo Alexis Tsipras, com um resultado decepcionante: apenas 17,8% dos votos e 48 cadeiras.
"Os cidadãos nos deram um forte mandato para avançar mais rápido no caminho das grandes mudanças", disse Mitsotakis no domingo, após a confirmação da sua folgada vitória.
Ainda hoje será anunciada a composição do novo gabinete chefiado pelo político conservador, cujos membros serão empossados nos respectivos cargos na terça-feira (27).