Ouça este conteúdo
O líder do Partido Conservador do Canadá (CPC), Pierre Poilievre, convocou nesta quinta-feira (29) os outros dois principais grupos de oposição a deixarem de apoiar o Partido Liberal do premiê Justin Trudeau e a promoverem eleições antecipadas.
Em entrevista coletiva, Poilievre pediu ao Partido Novo Democrata (NPD), social-democrata, e ao Bloco Québécois (BQ), pró-soberanista, que parem de apoiar Trudeau, que está em minoria no Parlamento desde a eleição de setembro de 2021.
Polievre criticou as políticas do governo de Trudeau, a quem acusou de “destruir” o “melhor sistema de migração do mundo”, causar “a pior inflação em décadas”, dobrar a dívida nacional e causar “um aumento de 50% nos crimes violentos e um aumento de 120% nos crimes com armas de fogo”.
O NPD respondeu à solicitação ressaltando que, embora possam votar contra o governo a qualquer momento e provocar sua queda, as políticas dos social-democratas são totalmente opostas às do Partido Conservador.
A próxima eleição geral está programada para outubro de 2025.
Em 2021, o Partido Liberal obteve 160 deputados, dez a menos do que o necessário para uma maioria absoluta na Câmara Baixa do Parlamento. Os conservadores ganharam 119 deputados, enquanto o BQ 32.
Após a eleição, os liberais fecharam um acordo com o NDP, que ganhou 25 deputados, para garantir a sobrevivência do governo.
As pesquisas indicam que os conservadores venceriam a eleição se ela fosse realizada agora.
Uma pesquisa da empresa Leger divulgada nesta quinta-feira, realizada entre 16 e 18 de agosto entrevistando 1.602 canadenses, mostra o Partido Conservador 18 pontos à frente do Partido Liberal nas intenções de voto.
A pesquisa indica que 43% dos eleitores apoiariam os conservadores, enquanto 25% apoiariam o Partido Liberal de Trudeau. Por outro lado, o NDP obteria 15% dos votos, cinco pontos a menos do que há um mês.
Conteúdo editado por: Fábio Galão