O Partido Conservador do primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, estava à frente nas pesquisas eleitorais um dia antes do pleito, mas o Novo Partido Democrata (NDP), de Jack Layton, continua em seu encalço. Pesquisa do Instituto Angus Reid para os jornais La Presse de Montreal e Toronto Star atribui aos conservadores 37% das intenções de votos, contra 33% para os novos democratas.
Já uma pesquisa do Instituto Nanos atribui 38% de adesão ao partido de Harper, contra 29,6% para o NPD e 23,3% para o Partido Liberal (centro), de Michael Ignatieff. Analistas estimam que quando um partido alcança 40% ou mais dos votos, geralmente obtém as 155 cadeiras necessárias para conseguir maioria na Câmara, em função do sistema de votação.
O inesperado surgimento do NDP, que se encontrava em quarto lugar nas pesquisas quando o Parlamento foi dissolvido em março passado, trouxe emoção à campanha. Antes considerada enfadonha, a campanha eleitoral canadense pegou fôlego entre os jovens. Cada vez mais jovens seguem as campanhas graças a ações de grupos universitários por meio do Facebook, Twitter e YouTube. As informações são da Associated Press.
Deixe sua opinião