Explosões e disparos com armas de fogo foram ouvidos neste domingo perto do consulado da Índia em Mazar-i-Sharif, uma grande cidade do norte do Afeganistão. Segundo um diplomata, homens armados tentavam tomar o prédio de assalto. “Estão nos atacando. Os tiroteios continuam”, declarou a fonte indiana por telefone à AFP, falando do interior da sede diplomática.
Um correspondente da Agência AFP em Mazar-i-Sharif ouviu duas explosões às 21h (14h30, horário de Brasília) e, depois, disparos de armas de fogo. “É um ataque contra o consulado da Índia. Ignoramos se os insurgentes conseguiram invadir”, declarou Munir Farhad, porta-voz do governador da província de Balj, que engloba Mazar-i-Sharif, a pouco mais de 300 km de Cabul.
O porta-voz do Ministério indiano das Relações Exteriores Vikas Swarup disse que ainda não há informações de vítimas indianas. Esse ataque acontece dez dias depois da visita ao Afeganistão do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. A Índia tenta se posicionar como aliado regional do Afeganistão em detrimento de seu oponente paquistanês, acusado por Cabul de apoiar a rebelião dos talibãs.