Pelo menos 47 pessoas morreram nesta segunda-feira (5) no Paquistão em dois atentados no noroeste do país. Em um deles, seis pessoas, incluindo quatro agressores, morreram em uma investida contra o consulado dos Estados Unidos em Peshawar. As mortes ocorreram quando dois militantes armados, em dois veículos, tentaram invadir o consulado, segundo informações de um ministro local. Um porta-voz do Taleban já reivindicou a autoria do ataque.
O ministro relatou que, além dos quatro agressores, há um policial entre os mortos. "Os militantes estavam tentando entrar no consulado americano, mas não conseguiram", disse Ahmed Bilour ministro da província da Fronteira Noroeste, que trabalha na cidade de Peshawar. "Eles vieram em dois veículos. Os militantes estavam bem equipados, foi um ataque bem organizado", afirmou Bashir "A situação está agora sob controle."
Nesta segunda-feira também, um atentado suicida no noroeste do país, deixou pelo menos 41 pessoas mortas, segundo a polícia. Esse ataque ocorreu em Timergarah, no distrito de Lower Dir, durante um evento político do Partido Nacional Awami.
A sigla é a principal da região e apoia as investidas das forças de segurança contra os militantes. Lower Dir fica perto do Vale do Swat, onde houve uma grande operação contra os rebeldes no ano passado.