Santos - A Receita Federal do Brasil informou ontem que o contêiner com uma tonelada de cocaína apreendido no Porto de Gioia Tauro, no sul da Itália, foi embarcado no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, e não no Porto de Santos, em São Paulo, conforme divulgou a polícia italiana no último domingo.
Avaliada em US$ 250 milhões, a cocaína estava em um contêiner transportado pelo navio MSC Gemma. A embarcação, que saiu do Porto de Santos em 13 de outubro, parou em Buenos Aires (Argentina) e Rio Grande (RS) antes de chegar a Navegantes (SC), onde atracou dia 20 e zarpou dia 23 de outubro. De lá, o navio seguiu para São Francisco do Sul (SC), Itaguaí (RJ) e Suape (PE), de onde partiu para a Europa, tendo atracado nos portos espanhóis de Las Palmas e Valência, antes de chegar a Gioia Tauro, onde o entorpecente foi apreendido.
A Polícia Federal (PF) afirmou que está em contato constante com a Polícia Italiana para obter mais informações da apreensão.
Entre as apreensões de cocaína feitas pela Polícia Federal neste ano, destacam-se 1,7 mil quilos no Porto de Santos (SP), 500 quilos no Porto de Rio Grande (RS) e 1,5 mil quilos no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP).