Qual é a explicação para vitória de Chávez?
Principalmente a enorme pressão exercida sobre os eleitores. De um lado, criando obstáculos à propaganda contrária, do "não", e de outro havendo uma verdadeira compra de votos, com entrega de eletrodomésticos e contratação de milhares e milhares de pessoas para funções que na verdade não têm nenhuma atividade produtiva, mas que acabam recebendo um salário do Estado.
Qual é sua opinião sobre o argumento de que se o povo está votando, então há democracia?
O Mussolini ganhou plebiscito, com uma coação enorme aos eleitores. É bom lembrar que o Hitler também fez plebiscito. É preciso saber que condições teve esse plebiscito: se houve liberdade aos candidatos ou se você coagiu os eleitores. Democracia é mais do que simplesmente o ato do voto. É o processo. E o processo pressupõe a pluralidade, a liberdade dos indivíduos.
É possível dizer que há democracia na Venezuela hoje?
Da forma como se desenvolveu o plebiscito, com coação sobre os eleitores, não me parece. Agora, isso não significa que ela vive uma ditadura. Acho que ela vive hoje um situação de transição, que pode ser até que termine num regime ditatorial. Se o Chávez realmente cumprir o que está dizendo, que vai radicalizar e iniciar um processo de socialização, com o fim da propriedade privada, isso vai ter resposta. Quem sabe acabe num conflito, numa guerra civil. (BB)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura