Diante dos níveis alarmantes de poluição verificados em Paris nos últimos dias, a cidade terá rodízio de carros e transporte público gratuito nesta segunda-feira (23). Desde as 5h30 (1h30 em Brasília), agentes de trânsito vigiavam as ruas da capital francesa para evitar que veículos com placas com final par circulassem. A multa aplicada por não se respeitar a medida é de 22 euros (cerca de R$ 77). Paris já enfrentou rodízios semelhantes em 1997 e em março de 2014.
Os veículos elétricos, híbridos, a gás ou que tiverem pelo menos três passageiros estão excluídos da medida, que teve como efeito secundário uma redução do número de engarrafamentos na cidade. Paralelamente, a prefeitura determinou que nesta segunda os transportes públicos serão gratuitos, assim como os serviços municipais de aluguel de veículos elétricos e de bicicletas. Os estacionamentos residenciais também não serão tarifados.
Espera-se que a medida ajude a reduzir os níveis de poluição na cidade. As autoridades devem decidir durante a tarde se a medida será estendida para os próximos dias. Caso o rodízio seja mantido, somente poderão rodar em Paris nesta terça (24) os carros com placa de final par.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA