Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraguai

Controverso, Cartes assume hoje a Presidência

Preparativos para a posse de Horacio Cartes no Palácio Presidencial López, em Assunção | Jorge Adorno/Reuters
Preparativos para a posse de Horacio Cartes no Palácio Presidencial López, em Assunção (Foto: Jorge Adorno/Reuters)

Empresário milionário e controverso, Horacio Cartes, 57 anos, toma posse hoje como novo presidente do Paraguai. Ele assume o poder pouco mais de um ano após o impeachment relâmpago que tirou Fernando Lugo do poder, em junho de 2012, e gerou um clima de tensão política na região. Com ele, volta ao poder o Partido Colorado, que ficou cinco anos fora do poder, depois de controlar por 60 anos a presidência.

Dono de um conglomerado de 26 empresas – a maioria no ramo de cigarros e bebidas –, Cartes é um dos homens mais ricos e poderosos do país. Prega a imagem de "bom patrão", levando-a, inclusive, para a política.

Em junho de 2012, apresentou essa como uma de suas principais credenciais à presidência, em entrevista à Folha de S.Paulo. "O problema do Paraguai é emprego, e nossa família sabe produzi-lo e tratar com dignidade os empregados", disse Cartes.

Ele evita falar sobre sua fortuna e já disse que lhe atribuem um patrimônio cem vezes maior do que tem.

O empresário é um novato na política. Ingressou no Partido Colorado em 2008. Com a derrota do partido – que estava havia 60 anos no poder – para Fernando Lugo, viu uma oportunidade na política e avançou na legenda justamente por dar ao partido o que ele mais precisava na época: dinheiro.

Cartes começou financiando os colorados nas eleições municipais de 2010, e a mídia paraguaia especula em dezenas de milhões de dólares os investimentos na própria campanha.

Grande parte de seus eleitores justificou o voto, em abril, justamente pelo fato de Cartes ser alguém que poderia "renovar" o cenário político paraguaio com a visão pragmática de um empresário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.