A Coreia do Norte passou a adotar nesta sexta-feira (4; sábado no horário local) o fuso horário da Coreia do Sul, adiantamento os relógios em meia hora, afirmou a agência estatal KCNA. A adoção do fuso horário é a primeira medida prática após a histórica cúpula Norte-Sul para acelerar o processo pelo qual Norte e Sul se converterão em um só país", afirmou a agência.
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, decidiu tomar essa medida durante o encontro de 27 de abril com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em Panmunjom, na Zona Desmilitarizada das Coreias. As duas Coreias tinham fusos distintos desde 2015, depois que o Norte decidiu atrasar os relógios em meia hora.
Leia mais: Data de encontro entre ditador da Coreia do Norte e Trump já está definida
Pyongyang explicou na ocasião que queria terminar com o horário imposto mais de um século antes pelo colonizador japonês e marcar assim o 70º aniversário da liberação da Coreia da dominação de Tóquio. Mas Kim afirmou que foi "desolador" ver durante a última cúpula dois relógios com duas horas distintas, a do Norte e a do Sul, segundo a KCNA.
Após o anúncio, o porta-voz da Presidência sul-coreana, Yoon Young-chan, parabenizou a "medida simbólica" que reflete a vontade de melhorar das relações bilaterais.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada