A Coreia do Norte anunciou ontem que obteve su­­cesso em criar uma reação de fusão nuclear para produzir energia. No entanto, es­­pecialistas contestaram a informação.

CARREGANDO :)

Segundo a imprensa oficial norte-coreana, o país, que não tem capacidade pa­­ra gerar eletricidade suficien­­te para iluminar o país no período da noite, criou uma nova fonte de energia, comparada a um "sol artificial", para marcar o aniversário de nascimento de Kim Il-sung, o "Pai da Nação".

Kim, morto em 1994, foi proclamado "presidente eter­­no" da República De­­mo­­crá­­tica Popular da Coreia. Seu fi­­lho, Kim Jong-il, mantém a família no governo do isolado Estado.

Publicidade

A mídia estatal norte-co­­reana frequentemente faz anúncios sobre fatos naturais que coincidem com o nas­cimento de seu fundador ou de seu filho.

Fusão nuclear ocorre quan­­­­do dois núcleos atômicos juntam-se para formar um elemento mais pesado, liberando enormes quantidades de energia.

A reação ocorre no sol e em outras es­­trelas, e seria extremamente difícil para os cientistas controlá-la.

Ao longo dos anos, houve alegações ilusórias de cientistas que diziam ter encontrado uma fonte de energia perpétua por meio da fusão nuclear que, depois, foram refutadas.